Sociável, muito elegante, e de porte grande, o Airedale Terrier é considerado o maior dos cães terriers de origem britânica e apresenta como uma de suas características mais marcantes, a típicapelagem áspera, de coloração preto e castanho.
Dotado de um olfato apuradíssimo, o Airedale Terrier foi desenvolvido para caçar nútrias dentro das tocas, que se localizavam às margens dos rios. Bom sabujo e excelente nadador, era usado ainda como retriever, cão de aponte e cão d'água.
Também considerado um bom cão de guarda, o Airedale Terrier foi originalmente criado por operários da pequena cidade de Leeds, situada às margens do rio Aire, em Yorkshire, Inglaterra. A raça foi criada a partir do cruzamento entre o antigo Terrier Preto e Castanho, hoje conhecido como Welsh Terrier, e o Otterhound. O Kennel Clube Inglês reconheceu formalmente a raça Airedale Terrier em 1886.
Sua função original era a de destruidor de ratos e caçador de toca, mas também desempenhava frequentemente outras atividades relacionadas a caça. Nessa época, os terriers acompanhavam os caçadores junto à matilha. Equanto os farejadores buscavam e perseguiam suas presas, os terriers eram responsáveis em desempenhar a difícil função de continuar a perseguição dentro das tocas. Esses cães precisavam, portanto, demonstrar, além de resistência para a perseguição, um elevado grau de coragem para enfrentar sozinhos a presa e arrancá-la de dentro das tocas, que eram escuras e apertadas. Mais tarde, a raça Airedale Terrier foi amplamente utilizada com grande bravura durante a Primeira Guerra Mundial para levar mensagens aos soldados e também para encontrar soldados feridos no campo de batalha.
A raça Airedale Terrier apresenta um caráter equilibrado, confiante, sempre alerta, corajoso, porém nunca agressivo. Costuma ser bastante amigável com estranhos, é agradável e sensível. Criado para caçar de forma independente, o Airedale Terrier é extremamente inteligente, no entanto é espirituoso e pode se mostrar um tanto teimoso. É um cachorro extremamente leal, porém pode ser desobediente, teimoso e demonstrar um caráter dominante em relação aos membros da família que ele considera submissos. É uma raça recomendada para proprietários experientes, que saibam ensinar com firmeza, calma e confiança, mas sem agressividade.
Pode desempenhar outras funções além das de caça, como por exemplo aquelas relacionadas aos trabalhos de pastoreio. Não apresenta dificuldade em trabalhar com o gado e animais domésticos, mas pode acabar agitando os animais se não estiver adequadamente treinado. É considerado um ótimo cão de companhia e costuma se relacionar muito bem com outros animais, até mesmo os de pequeno porte, como os gatos, especialmente se criado com eles desde cedo. A socialização precoce é sempre muito importante e necessária para a boa convivência com outros animais, incluindo cães, gatos e outros animais domésticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário