terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Galgo afegão


Afghan Hound é um cão de aparência nobre, muito elegante, forte, de expressão oriental e imponente. Pelas formas extraordinariamente elegantes, os lebréis (galgos) foram durante séculos companheiros de príncipes e soberanos.
Como o próprio nome da raça sugere, o Afghan Hound é um lebrel de origem afegã, descoberto pelo mundo ocidental no século XIX. Seu passado mais remoto, entretanto, é pouco conhecido. As especulações sobre a origem da raça são muitas, e alguns acreditam que o Afghan Hound já existia no Egito há milhares de anos. Originalmente utilizado para a caça, os afghan hounds são versáteis, rápidos e muito ágeis.

Em seu país de origem, o Afghan Hound existe em três variedades: a de pelo curto, a de pelo em franjas e a de pelo longo e espesso, considerado o verdadeiro cão afegão das montanhas. Os tipos que podem-se encontrar perto da fronteira norte-oriental, isto é, perto do Irã, são de estatura alta e revelam claramente o seu parentesco com o Lebrel Persa (Saluki), de tipo dominante. O mesmo pode-se dizer do tipo das planícies baixas, mais curto, quase rechonchudo, talvez formado pelo cruzamento com pastores locais.
Como ambos os tipos fundamentais cumpriam tarefas distintas, também a sua constituição morfológica os distingue claramente. O afegão de franjas (tipo Saluki) vive nos desertos e estepes, corre grandes distâncias e possui um corpo mais alongado e membros posteriores um tanto retos, é um trotador típico.
O afegão da montanha é de estatura um pouco menor, o que lhe permite movimentar-se melhor sobre rochas, de dorso mais curto e membros posteriores muito angulados, sobre os quais se apoia para saltarvertiginosamente, é um típico galopador. Há ainda uma variedade mais, um tipo intermediário entre o Tazi Persa e o Tazi Afegão. o raríssimo Taigan Kirsghiz russo.

Os primeiros exemplares de Afghan Hound chegaram na Inglaterra no início do século 20, e um exemplar em específico, chamado Zardin, venceu de forma espetacular na exposição de 1907, realizada no Crystal Palace, em Londres. Ainda hoje é um glamuroso cão de exposição que deve combinar sua característica força e dignidade com uma longuíssima e sedosa pelagem, assim como uma certa expressão oriental.
Além de excepcional caçador, capaz de perseguir a presa se lhe for dada a oportunidade, o cão da raça Afghan Hound demonstra claramente, ainda hoje, o seu instinto e aptidão para o rebanho, sinal evidente de que corre por suas veias abundante sangue de pastor.
No cinema e na TV os cães da raça Afghan Hound também obtiveram seu espaço ao longo da história. Personagens caninos da raça estiveram em cena em vários filmes da Disney , como A Dama e o Vagabundo 2, 101 Dálmatas, 102 Dálmatas, entre outras produções cinematográficas como na comédia Marmaduke, de 2010. A raça também ficou conhecida após o anúncio da equipe de um cientista coreano que obteve com sucesso o primeiro clone canino, um Afghan Hound chamado Snuppy. Mesmo após controvérsias sobre os estudos realizados pela equipe, Snuppy foi reconhecido como o primeiro cão clonado da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário