O nome "american" refere-se a nacionalidade americana da raça; a palavra "pit" é de origem inglesa e significa "fosso", pois assim eram chamados as arenas onde os cães lutavam; o "bull" foi herdado de seu ancestral, o Old English Bulldog, que recebeu esse nome pelo fato desses cães terem sido utilizados no Bull-baiting; o nome "terrier" foi herdado dos seus ancestrais terriers, e é uma palavra originária do Latim e significa "terra", pelo fato dos cães terriers terem sido utilizados para caçar animais de pequeno porte, cavando tocas na terra.
O American Pit Bull Terrier é um cão extremamente forte, autoconfiante e tem muita alegria de viver. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo. É um excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças. Pelo fato de a maioria dos American Pit Bull Terriers apresentar certo nível de agressividade contra outros cães, bem como pelo fato de seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem obediência aos seus cães. A agilidade da raça torna-o um dos mais capazes escaladores.
O American Pit Bull Terrier não é a melhor escolha para os que procuram cães de guarda por ser extremamente amigável mesmo com desconhecidos. Comportamento agressivo para com o ser humano não é característico da raça, portanto isso é extremamente indesejável.
No teste americano de temperamento da "The American Temperament Society " (atts.org) mostra que Pit Bulls constantemente marcam pontos acima da média de todas as raças ao longo dos anos,em termos de temperamento,ou seja,tem um temperamento muito equilibrado. Em dezembro de 2007, os American Pit Bull Terriers tiveram uma taxa de aprovação de 84,3 % em comparação a outras raças que alcançaram 81,6 %.É um cão inteligente, fiel ao dono e dócil com humanos.Para adquirir um exemplar desta raça, o novo dono deve saber de início que por ser um cão atleta nato, necessita de bastante exercício, devendo ser treinado e socializado com outros cães desde filhote. Quando confinado em um espaço muito pequeno nasce a depressão de isolamento que pode gerar problemas no comportamento do cão. O temperamento de qualquer cão divide-se em dois tópicos, o instinto que é a aptidão do cão para algumas funções como caçar, pastoreio, guarda, etc e o comportamento que são as atitudes de personalidade dele que são adquiridas no meio onde ele vive. Portanto deve-se saber que o Pit Bull tem o instinto para atividades de resistência física (esportes por ex.), usado erroneamente por pessoas cruéis naquela época em rinhas; e caça de pequenos animais, herdados de seus ancestrais terriers. Muitas vezes a culpa de um cão ficar agressivo é do próprio dono que não sabe lidar com o animal, o ser vivo que convive com ele dentro de casa. Assim, quem leva um pit bull para apartamento, já deve se preparar para incluir pelo menos 1 hora diária de passeios com exercícios. Hoje o Pit Bull pode se adaptar a qualquer atividade sadia que não seja a rinha, como por exemplo os esportes radicais, provas de trabalho com tração, Agility e até as exposições de beleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário