O Hamster Sírio (Mesocricetus auratus) é um mamífero da ordem dos roedores, família Cricetinae (Hamster). É uma das espécies domesticáveis mais comuns. Pode-se distinguir um macho de uma fêmea olhando para a cauda, sendo o macho o distinguido por ter dois pontos de cor de rosa com cerca de 1 cm de distância.
Dificilmente quebram seus ossos, já que têm muita cartilagem, a uma queda de 20 cm (equivalente a 8m para uma pessoa) não quebra nenhum osso, são bem resistentes a temperaturas altas e baixas, a pelagem do fenótipo dominante(cor areia escura) deveria ser usado naturalmente como camuflagem, já que o habitat natural é o deserto da síria, seu comprimento normal e de 15 cm. Estes animais podem viver em média de 2 a 2,5 anos.
Os hamsters necessitam de banhos,mas não podem tomar banho com a água. Só podem tomar banhos com o pó de banho (Pó de Marmore).
A alimentação dos hamster é feita com ração própria, a chamada ração extrusada, que ajuda nos desgastes dos dentes. Mix de sementes não pode ser dado como alimentação, e sim como petisco.
Eles precisam também de proteína animal. São elas: ovo cozido (sem tempero) queijo fresco/ricota, frango cozido (sem tempero) e tenébrio. São dadas a cada 15 dias.
Podem comer -Maçã, morango, pêra, uva, caqui, banana, caju, pêssego, frutas secas não-cítricas,repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória, cenoura, nabo, abóbora, pepino, semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ervilha, noz, amendoim, castanhas e passas.
Não podem comer -Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), carne crua, abacate, figo, ameixa, flores, cebola, cebolinha, alho, ração de coelho (contém hormônios), salgados e fritos em geral.
As gaiolas mais baratas podem custar R$ 50,00 e as mais caras e luxuosas custam mais de R$ 400,00. Dependendo do modelo da gaiola, os terrários de vidro e caixas de plástico também são uma boa opção, mas há quem diga que este tipo de instalação favorece o surgimento de fungos. Bem como dos acessórios aplicados . Atualmente está disponível no mercado, tubos coloridos para que os hamsters possam se divertir e exercitar, o que encareçe bastante o investimento .
O bebedouro é um dos equipamentos necessários. Bebedouros para hamsters devem ser do tipo mamadeira pois hamsters não devem ter contato com água. A melhor opção são os bebedouros com bico de alumínio , mas não podemos esquecer dos com bico de vidro.
É basicamente um pequeno pote para colocar a ração do hamster.
É uma roda onde o hamster corre para se exercitar. Este equipamento é necessário em todas as gaiolas, pois no seu habitat natural os hamster costumavam correr muitos quilômetros por dia e esta serve para substituir em parte este hábito.
Quando adultos, a roda deve de ter entre 18 a 20 cm, pois rodinhas demasiado pequenas podem causar problemas de coluna aos hamsters.
O túnel é um equipamento desnecessário. É basicamente um tubo de plástico, ou outros materiais como acrílico. Ele como já dito é um pouco desnecessário, mas os túneis acrescentam muito na diversão do hamster em sua gaiola.
É uma esfera de acrílico que têm vários furos para respiração. Ele é um equipamento que nem todos os hamsters gostam: Alguns adoram, outros apenas desprezam. É um o acessório caro, mas previne que os hamsters entrem em buracos e coma sujeiras do chão, enquanto soltos.
A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se ele estiver mais lento, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. Em todo caso, um veterinário é o recomendavel.
Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário