quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Porquinho Da India Pêlo Curto



O pêlo de um porquinho de pêlo liso, como o próprio nome indica, não tem qualquer redemoinho. É liso e curto. Deve mostrar um crescimento na horizontal (da cabeça para trás). Os porquinhos de pêlo liso são também chamados de pêlo normal, porque são também os mais comuns. É o tipo de pêlo original da raça selvagem de porquinhos. 
O Porquinho-da-índia de pêlo curto também é chamado de Pêlo Curto Inglês ou Americano e é a mais velha das raças. Como o nome indica o animal tem pêlo curto e liso.
A fórmula genética para a estrutura do pêlo é: L L r r M M st st Sa Sa Rx Rx Fz Fz.

A marcação 
Tan é uma das mais recentes mutações nas cores do pêlo dos porquinhos. Embora à primeira vista e vistos de cima pareçam apenas porquinhos de cor preta, não o são e têm uma marcação muito atractiva.

Em 1998 foram apresentados pela primeira vez na Suiça porquinhos de pêlo curto na cor Black Tan. Embora esta cor em Coelhos fosse já conhecida há muito tempo e estandardizada em muitos países, o aparecimento do primeiro Porquinho-da-índia de cor Tan foi uma grande surpresa. Depois deste primeiro aparecimento, esta nova variedade em breve viria a se tornar muito popular na Europa e também nos Estados Unidos da América. Em breve não apenas existia o Black Tan, mas sucedeu o rápido aparecimento de outras cores Tan como o Tan Lilás e o Fox. Mais recentemente temos os casos das variedades Otter e Lux.

Os Tans são como Agoutis sem "ticking". O pêlo dorsal mostra uma cor da linha de cores preta. Na área abdominal aparece sempre uma cor da linha de cores vermelha. Em volta dos olhos, no nariz e no peito essa mesma cor aparece também. No caso da zona abdominal e marcações serem Vermelhas ou Douradas a variedade é chamada de Tan e se esta cor for branca então é chamada Fox. O Lux tem as marcações em Buff e nos Otters em Creme.

O factor Tan "A(t)" é dominante contra o factor Não-Agouti "a", mas recessivo contra o factor Agouti "A".

Tan: Black Tan, Chocolate Tan, Slate Blue Tan, Lilac Tan, Beige Tan
Lux: Black Lux, Chocolate Lux
Otter: Black Otter, Chocolate Otter, Slate Blue Otter, Lilac Otter, Beige Otter
Fox: Black Fox (Silver Fox), Chocolate Fox, Slate Blue Fox, Lilac Fox, Beige Fox (também possivel em Sable Fox)


Hoje em dia é muito difícil encontrar Tans e Foxes de Raça Pura. O facto de ter existido um grande primeiro entusiasmo à volta dos Tans entre os Criadores dessa altura, levou ao cruzamento de Porquinhos desta cor com outros de cores sólidas mais antigas já existentes, o que provocou que os Criadores actuais que desejam criar Porquinhos desta raça, tenham de trabalhar com Porquinhos que são portadores de muitos factores que se foram diluindo ao longo de gerações, o que provoca que muitas vezes não aparecem nas suas ninhadas os porquinhos das cores que desejam. O Tan também carrega factores recessivos da estrutura do pêlo, como o gene Tan ou o Satin o que por vezes provoca surpresas em algumas ninhadas. É possível o aparecimento de Tans e Foxes em todas as Raças de Porquinhos-da-índia. Relativamente recentemente é a criação sistemática de porquinhos de pêlo comprido nas atractivas cores Tan. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário